Fotos: Vinicius Becker (Diário)
Na mesma data em que o Bate-Papo Astronômico completa seis anos, também encerra suas atividades no Tecnoparque de Santa Maria. Essa quarta-feira (13) representa a dualidade na história da estação que gera imagens ao vivo do céu, combinada com tecnologias de referência. A diminuição da segurança no local em que a estação está instalada é o principal motivo do fim das atividades, detalha o diretor executivo do projeto, Fabricio Colvero, em entrevista na rádio CDN (93.5).
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Preocupados com a segurança dos equipamentos, que são alugados, e com a equipe que trabalha no local, os responsáveis pelo projeto decidiram encerrar as atividades. De acordo com Colvero, eles sabem que, desde que solicitaram mais segurança para a prefeitura, um serviço de rondas foi contratado para circular algumas vezes durante a noite. Ainda assim, o projeto entende que o ajuste não foi suficiente, pois não garante a segurança necessária.
– Tivemos 45 dias de tentativa de diálogo com a prefeitura e a gente não conseguiu sequer ser ouvido. Então, é uma situação que já se prolongou há muito tempo e, infelizmente, a gente não teve escolhas. Tivemos que colocar o nosso plano em prática para preservar a segurança dos equipamentos e das pessoas que participam do projeto – esclarece Colvero.
Prefeitura
Em resposta, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Ronie Gabbi, tem uma outra versão. Durante entrevista, também a rádio CDN, ele frisou que o projeto é particular e sem vínculo com a prefeitura. Contudo, a pasta estaria à disposição para ajudar no desenho de um projeto para que o Bate-Papo possa captar recursos de quem usa o serviço. Sobre o diálogo, se posiciona:
– A prefeitura sempre esteve aberto ao diálogo. O coordenador fala que não foi ouvido e não foi recebido. Isso é uma falácia, para não chamar de mentira, porque a própria Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação convidou o coordenador para uma conversa há 30 dias e ele não compareceu, mandou uma representante. Então, as coisas não são bem como estão sendo ditas.
Gabbi ainda complementa que a análise da segurança pública inclui vários fatores para tomada de decisões. Entre eles, o índice de criminalidade – praticamente zero no local, diz o secretário. E, também, a indisponibilidade de usar a guarda municipal para fazer a segurança privada.
Atual situação
Por enquanto, foram removidos apenas alguns equipamentos que fazem parte da transmissão de dados. Por mais alguns dias, o equipamento seguirá coletando dados, porém, sem acesso externo e sem disponibilidade em tempo real. A desinstalação definitiva ainda não possui data estipulada. O Bate-Papo Astronômico também já realizou o desligamento das câmeras ao vivo.
Futuro
Um novo local de trabalho pode ser definido no futuro, mas depende da instalação do campus sede do Instituto Federal Farroupilha (Iffar) em Santa Maria. O projeto e o Iffar teriam boa relação, indica Colvero. Após a confirmação, as máquinas passariam a ficar no campus, na mesma região onde o Bate-Papo já atua, e com isso diminuiria as perdas de dados da estação. Até o momento, o Iffar Santa Maria ainda não se instalou. A perspectiva é que vá para o terreno do campus Ulbra, na Boca do Monte. O prédio tem processos burocráticos pendentes.
Colvero já sinalizou que irá conversar com a reitora do Iffar, Nídia Heringer, para dialogar sobre o projeto.
Leia mais: